Grupo Impper
Grupo Impper

O que está garantido no setor imobiliário em 2022?

23, setembro de 2021

Por Bruno Malvezi*

Se existe um setor que driblou a crise provocada pela pandemia, cresceu e continua avançando é o setor imobiliário. Importante motor da economia nacional, o setor se consolidou ainda mais este ano com grandes lançamentos em todos os Estados e gerou novos postos de trabalho em um momento em que vários setores desaceleraram.

As previsões continuam otimistas e a tendência é que o setor imobiliário cresça 34% até o final deste ano, de acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Para 2022, a curva de crescimento deve continuar em ascensão.

As projeções retratam um setor que demonstrou consolidação, soube se reinventar, atender as novas demandas e aproveitar a ampla oferta de crédito com juros baixos para crescer. A região Noroeste do Estado de Paulo acompanhou esse movimento. Há oferta de produtos para diferentes perfis de compradores e investidores com qualidade e facilidade de aquisição.

Os bancos não pisaram no freio do crédito imobiliário, ao contrário do que aconteceu em outras crises econômicas. As instituições financeiras aproveitaram a queda de juros promovida pelo Banco Central nos últimos anos para derrubar ainda mais as taxas das linhas destinadas ao financiamento de imóveis.

Esse movimento favoreceu e ainda favorece a aquisição de um imóvel para quem procura pela primeira casa, por um novo espaço ou quer investir de forma rentável e segura. Na prática, juros reduzidos significam parcelas acessíveis. Em muitos casos, são menores do que o valor mensal do aluguel.

O mercado imobiliário avança para 2022 com um olhar e empreendimentos cada vez mais voltados para o bem-estar, qualidade de vida e espaços de lazer e convivência que atendam as novas necessidades das famílias brasileiras trazidas pela pandemia de Covid-19. A casa se transformou em espaço de trabalho e de intensa convivência com a família.

Espaços de lazer e o contato com a natureza passaram a ser ainda mais valorizados. Condomínio com mais áreas verdes, hortas comunitárias, quadras esportivas, parques aquáticos, espaços para convivência com a família e com os pets conquistaram ainda mais destaque e valorização.

Com a casa se tornando o local de trabalho definitivo para muitas pessoas, morar em espaços maiores, que garantam espaços reservados para o trabalho, e distante dos ruídos dos grandes centros tem se tornado essencial.

Outra grande aposta para o mercado imobiliário em 2022 é o aumento da tecnologia, já amplamente empregada no processo construtivo. O mercado imobiliário 4.0 trouxe importantes inovações como contratação de imóveis de forma menos burocrática e mais otimizada, tour virtual, visualização de ambientes decorados, plantas interativas, ferramentas de vendas on-line e a assinatura digital de contratos. Tudo isso vai se manter no pós-pandemia. Afinal, trouxe comodidade, segurança e agilidade.

O ano de 2022 certamente será desafiador. O mercado imobiliário vai continuar trabalhando, inovando e contribuindo positivamente para impactar a economia brasileira e se manter uma excelente e segura forma de investimento.

* Bruno Malvezi é diretor-executivo do Grupo Impper. Formado pela Impper Empreendimentos, Impper Vendas e ImpperTech, o Grupo Impper oferece casas prontas em condomínios fechados, terrenos em loteamentos abertos e fechados e loteamentos industriais, além de linha de crédito própria a clientes e investidores e projetos para construção de casas em seus loteamentos. O Grupo atua nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e na cidade de Assuncion, no Paraguai.

Confira o artigo no site do jornal Diário da Região 

VOLTAR

OUTROS ARTIGOS

21 /OUT

Ação do Grupo Impper garante mamografias gratuitas

22 /SET

Espaço Pet em condomínio: lazer e bem-estar para os animais

13 /SET

Condomínio privilegia áreas verdes e contato com a natureza

06 /SET

Setor imobiliário cria espaços pensados para pets

28 /AGO

O mercado imobiliário e a solidez para investidores

cliente grupo impper
e outros assuntos
Ligue agora
0800 000 0777