Grupo Impper
Grupo Impper

Investir em imóvel para alugar é um bom negócio?

13, julho de 2022

Investir em um imóvel, seja ele residencial ou comercial, pode trazer muitas vantagens. Com as pessoas cada vez mais permanecendo em casa devido ao trabalho remoto, esse pode ser um bom momento para comprar um imóvel para alugar.

Antes de comprar um imóvel com o objetivo de locá-lo é importante observar alguns fatores que podem influenciar na valorização da casa ou apartamento, como o desenvolvimento do bairro em que ele está localizado, além da infraestrutura disponível para os moradores. 

Rendimento a longo prazo e fonte de renda

Investir em imóveis para alugar é criar um investimento de longo prazo. Você pode dar uma entrada e utilizar o valor do aluguel para pagar o financiamento, sem necessidade de tirar o valor do seu bolso. 

Dependendo do valor do aluguel, é possível pagar mais de uma parcela de uma vez, amortizando a dívida para diminuir o tempo de financiamento e reduzir os juros. 

Outra vantagem é fazer o seu dinheiro trabalhar para você, fazendo de seu imóvel alugado uma fonte extra de renda. Sem a interferência de grandes oscilações da economia, seu risco de perda de patrimônio é baixíssimo em casos de crise e com o valor arrecadado do aluguel você pode investir em outras alternativas.

Comprar na planta e facilidade de revenda

Comprar um imóvel na planta pode ser a melhor escolha. Quanto antes você comprar o imóvel, maior será a margem de lucro no futuro. 

Ao comprar uma casa na planta, a valorização na hora da revenda é ainda maior. Essa é uma boa estratégia para adquirir um novo imóvel.

Outro benefício é que a legislação permite que quem vende um imóvel residencial tem isenção de Imposto de Renda se usar todo o valor da venda na aquisição de outro imóvel residencial em até 180 dias.

Escolha o tipo de locação

Se você tem tempo livre para receber pessoas, acompanhar calendário de locações de curto prazo e deixar tudo organizado, pode ser que valha a pena colocar o imóvel decorado em plataformas de aluguel para quem viaja a turismo ou trabalho e fica na cidade por pouco tempo.

Nessa modalidade você precisa investir em móveis e utensílios para deixar a casa pronta para uso dos hóspedes. 

Agora, se você não tem tempo para organizar todo esse fluxo de manutenção e pessoas ou prefere ter um valor mensal fixo garantido, o aluguel convencional pode ser a melhor opção para rentabilizar o seu investimento. Os contratos variam de 24 a 30 meses, com reajuste anual com base no IPCA ou IGPM. 

Dependendo da região, o contrato pode ser ainda mais vantajoso para o proprietário, como é o caso de imóveis em regiões estudantis, alugados para quem vai cursar universidade ou fazer algum tipo de especialização.

Agora que você viu todas as vantagens de investir e alugar seu imóvel, conheça os empreendimentos do Grupo Impper e veja nossas melhores ofertas.

VOLTAR

OUTROS ARTIGOS

21 /MAR

5 Motivos para optar por imóveis na planta

29 /FEV

Transformando o Mercado Imobiliário com Ricardo Martins

29 /JAN

Ricardo Martins, maior influenciador do mercado imobiliário

24 /JAN

O Renascimento do Centro de Rio Preto

17 /NOV

Por que investir no centro urbano

cliente grupo impper
e outros assuntos
Ligue agora
0800 000 0777